|25/10/21| Ao falarmos de educação inclusiva logo se pensa que é dar acesso a indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE) se limita à prática matriculando-os no ensino regular, porém, uma verdadeira inclusão e acessibilidade dos mesmos não se limitam a isso, vai muito além de “aceitá-lo(a)” em classe regular ou na escola.
Entende-se como Educação Inclusiva segundo Glat (2007), define como um modelo de escola que permite o acesso a indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), dando subsídios ao mesmo que garanta o acesso e desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, sendo assim, a formação de professores, gestores e demais envolvidos no processo educacional se torna imprescindível para tal feito, removendo todas e quaisquer barreiras que possam vir de contra partida a realização dessa inclusão.
A inclusão significativa consiste em ambientar o espaço escolar como um todo através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) permitindo o desenvolvimento pleno da identidade do indivíduo surdo em seu processo educacional.
Em meio à realização do processo de sinalização a aluna se sentiu muito feliz e incluída começando a esboçar os primeiros sinais em Libras estabelecendo e exercendo sua identidade enquanto individuo surdo na interação com os demais funcionários que começaram a aprender juntos com os sinais em Libras e o painel construído para ensinar/instruir toda equipe escolar com sinais básicos em Língua Brasileira de Sinais.
Rua Ramos de Azevedo, 345 – Centro – Cosmópolis – SP | CEP: 13150-025 | (19) 3812-2425 / 3812-1971 / 3812-8052
Copyright © 2023 | Termos de uso e política de privacidade