Cardápios Escolares

2024 EMEB PROF. FELÍCIO MARMO – integral EMEB PROF. FELÍCIO MARMO BERÇARIOS EMEF EMEI EMEB Prof. FERNANDO JOSÉ BERTAZZO EMEB...
Alimentação Escolar
17 de Abril de 2024

CARDÁPIO ESCOLAR

CARDÁPIOS ESCOLARES DE 2024 EMEB Estudante Ximena Coelho Pereira Emeb Antonio Pregoraro e EMEB Monsenhor João Batista Mª. Rigotti EMEB...
Alimentação Escolar
22 de Fevereiro de 2024

Projeto Pequenos Artistas

O Projeto Pequenos Artistas está relacionado o nome da turma. Na EMEB Tutu Balloni, as professoras escolheram esse ano de...
Alimentação Escolar
18 de Dezembro de 2023

Projeto de Educação Nutricional recebe premiação no Congresso Internacional de Alimentação Escolar

| 01/06/2023 | Ocorreu em Brasília-DF, nos dias 23,24 e 25 de maio o Congresso Internacional de Alimentação Escolar: “Construindo...
Alimentação Escolar
2 de Junho de 2023

Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) proposto pelo Setor de Alimentação Escolar recebe premiação em evento internacional.

| 01/03/2023 | Em 2022 o Setor de Alimentação Escolar participou da 4º Jornada de EAN proposta pelo Fundo Nacional...
Alimentação Escolar
1 de Março de 2023

Merenda Escolar

| 22/02/2023 | A EMEB Fernando Bertazzo possui uma horta escolar, na qual os alunos auxiliam, a primeira colheita desse...
Alimentação Escolar
22 de Fevereiro de 2023

Projeto Primeira Infância Cidadã

| 14/02/2023 | Durante o Projeto Primeira Infância Cidadã da Avante em parceria com a Petrobrás, foi realizada a escuta...
Alimentação Escolar
15 de Fevereiro de 2023

Galeria de Fotos

| 28/09/2022| Seleção de algumas fotos do nosso dia a dia.
Alimentação Escolar
28 de Setembro de 2022

Educação Alimentar e Nutricional (EAN)

| 28/09/2022| Pensando em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), o Setor de Alimentação Escolar trabalha com alimentos que estimulam o...
Alimentação Escolar
28 de Setembro de 2022

Cardápio Primavera Verão 2022

|28/09/2022| Confiram os novos e deliciosos cardápios oferecidos para Rede Municipal de Educação do nosso município.
Alimentação Escolar
28 de Setembro de 2022

O Setor de Alimentação Escolar está inserido no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com intuito de fornecer a alimentação de qualidade a todos os alunos da rede pública municipal. Além disso, somos responsáveis pelas ações de avaliação e educação nutricional, supervisão, aquisição de gêneros alimentícios, equipamentos, utensílios, EPIs, dentre outras. Trabalhamos atendendo diversas legislações vigentes, sendo as principais a Resolução nº6 de 8 de maio de 2020, a RDC 216 de 15 de setembro de 2004 e a CVS 5 de 09 de abril de 2013.

Em Cosmópolis, o Setor de Alimentação Escolar atende atualmente cerca de 9.079 alunos, distribuídos dentre as 31 unidades escolares do município e o consumo diário atinge cerca de 11.744 refeições.

O Setor é composto por 9 funcionários, sendo:

Nutricionista Responsável:
Daniela Belinatti Menardo.


Nutricionistas do Quadro Técnico:
Ana Paula Kroll da Silva
Isabel Ferreira Parras
Luana dos Santos
Vanessa Silvério de Siqueira


Técnicas em Nutrição:
Aurea Catozzi
Daniela Fernanda Tozin


Responsável pela entrega:
Paulo Sérgio Stahl


Auxiliar de Serviços Gerais:
Rosalina Benício


Equipe Operacional:
87 cozinheiras


O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 16h.

Dentre as atividades realizadas, a principal é o planejamento de cardápios, abrangendo o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que precisam de alimentação específica.

Para executar este cardápio de qualidade, e fazer com que os alunos recebam uma alimentação atendendo todos esses requisitos, o Setor trabalha arduamente, planejando os alimentos que farão parte deste, bem como o seu valor nutricional, o modo em que serão oferecidos (tipo de preparação e consistência), a frequência, o porcionamento por faixa etária, a mão de obra disponível e os materiais que serão utilizados.

Depois de finalizado o cardápio é hora de pensar na aquisição dos itens necessários para a realização do mesmo. Nessa fase é feito o planejamento das compras, análise e elaboração das descrições dos produtos, verificação das quantidades que serão necessárias, realização de cotações com diversas empresas e a logística de entregas para todas as unidades.

Além disso, para a correta execução do cardápio, anualmente as cozinheiras recebem treinamentos sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, atividade também cobrada diariamente nas supervisões. Corroborando com os temas já abordados nos treinamentos, todas as unidades recebem o Manual de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, o Procedimento Operacional Padronizado, o Receituário Padrão e as Planilhas de Controle. Todos esses documentos são exigências das legislações vigentes e são ferramentas que garantem a segurança sanitária de todas as etapas de preparo até o consumo.

Todas as preparações do cardápio passam por testes de aceitabilidade que também são exigências legislativas e a aceitação é diariamente acompanhada nas supervisões.  Caso seja verificada baixa aceitação de alguma preparação, estratégias são elaboradas na tentativa de melhora (exemplo = mudar a forma em que o alimento é oferecido).

Além do cardápio padrão elaborado por faixa etária, a equipe de nutrição faz a adaptação da alimentação escolar adequada aos alunos portadores de estado ou condição de saúde específica, se propondo a fornecer um cardápio alternativo individualizado, atendendo a Lei federal 12.982 de 28 de maio de 2014, que altera a Lei federal 11.947 de junho de 2009. Para esse atendimento, as unidades encaminham os laudos médicos e nutricionais para o Setor, é agendada reunião com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e discutido com os mesmos sobre a rotina da alimentação em casa e os alimentos a serem substituídos no cardápio escolar. As nutricionistas encaminham o cardápio à unidade, aos pais e orienta as cozinheiras sobre essas alterações.

Semanalmente, o Setor de Alimentação Escolar realiza os pedidos para abastecimento ponto a ponto de todas as escolas, levando em consideração os saldos que as unidades possuem em estoque, bem como o uso necessário para as preparações, para não haver perdas ou a falta de alimentos. Embora todas as entregas sejam realizadas ponto a ponto, o Setor possui um estoque central para possíveis emergências. Caso seja necessário algum pedido extra, a escola aciona o nosso Setor e a mesma é atendida imediatamente.

O Setor de Alimentação Escolar também se preocupa em atender as normas sanitárias do nosso prédio, onde diariamente o mesmo é organizado e limpo pela nossa auxiliar, garantindo a qualidade dos alimentos que aqui são armazenados e a higiene do ambiente em que trabalhamos.

Pensando em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), o Setor de Alimentação Escolar trabalha com alimentos que estimulam o hábito alimentar saudável dos alunos e também vem criando um projeto, com o intuito de estreitar as relações entre toda a comunidade escolar (escola, aluno e família). Pois é importante que a família tenha conhecimento quanto ao cardápio proposto nas unidades escolares, para que possa dar continuidade na oferta de alimentos predominantemente saudáveis em casa.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Anualmente, o Setor de Alimentação Escolar presta contas quanto aos gastos e toda a execução do PNAE no município e para essa prestação é realizada a organização e controle de todos os dados, processos e documentações exigidos pelos órgãos fiscalizadores supracitados. Para isso, o Setor realiza balancetes mensais, controle de empenhos, registro de notas, exige documentos aos fornecedores da agricultura familiar (DAP), dentre outros.

O Setor de Alimentação Escolar não mede esforços para fazer acontecer o melhor pelos nossos alunos, procuramos sempre atender a todas as exigências, fazemos todo o trabalho com muito carinho, dedicação, estudo e principalmente com muito amor. Toda a equipe trabalha sabendo que somos parte de um futuro promissor para nossas crianças, já que a alimentação de qualidade de hoje impactará diretamente no aprendizado e desempenho desses estudantes por toda a vida.

Acessos Úteis

Educa Digital

Área do Aluno

Calendário de Ensino

Câmara do FUNDEB

Conselho de Alimentação Escolar

Conselho Municipal de Educação​

Plano Municipal de Educação

Links Importantes

Site da Prefeitura de Cosmópolis

FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Ministério da Educação

FUNDEB

PME – Plano Municipal de Educação

ENEM

Conselho Tutelar

Leis / Decretos e Resoluções

PNLD 2019