O Programa Saúde na Escola -PSE, faz parte da política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação que se uniram para promover saúde e educação integral voltada às crianças, adolescentes e jovens da educação pública brasileira.

Em 2012 Cosmópolis efetivou adesão ao PSE a partir do trabalho intersetorial sólido e já existente entres as Secretárias de Educação e Saúde através do seu Núcleo de Educação em Saúde – NUESA. Desde então o PSE proporcionou implantar novos programas e agregar os que já vinham sendo desenvolvidos no Município, uma vez que envolviam temas do seu escopo de atividades. Atualmente contempla escolares do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II e possui três frentes de atuação:

  • Propostas e atividades junto às crianças e adolescentes.
  • Propostas e atividades de apoio junto aos pais e/ou responsáveis.
  • Propostas e atividades junto à equipe de profissionais da Rede de Educação. 

Conheça nossos programas:
Projeto Boquinha
Papo Jovem
Bem Te Ver
Conversando com a Rede Escolar e Conversando com os Pais


PROGRAMA DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Desenvolvido no Município desde 1992, objetiva especificamente educar e preparar os envolvidos para o auto-cuidado em saúde bucal, e, de forma mais ampla, contribuir para o fortalecimento da saúde geral e melhora da qualidade de vida através do apoio ao trabalho educativo de outros diferentes temas, conteúdos e questões relacionadas à saúde.

O Programa desenvolve atividades educativas utilizando recursos e estratégias lúdicas diversas. Desenvolve também atividades terapêuticas que envolvem desde a higienização bucal e nasal, onde os participantes aprendem como usar fio dental, como escovar os dentes e higienizar o nariz, até a aplicação tópica de flúor.

Vamos aprender um pouco mais sobre a Covid-19?

PROGRAMA PAPO JOVEM – ADOLESCÊNCIA SEGURA

Desenvolvido no Município desde 2009, objetiva contribuir para o fortalecimento da saúde emocional, saúde sexual e reprodutiva do adolescente e prevenção da gravidez precoce.

Desenvolve e oferece atividades junto aos adolescentes por meio de oficinas de sentimentos, rodas de conversa e acolhimento individual, que proporcionam fortalecimento dos fatores de proteção, instrumentalizando-os para uma análise e atitude crítica em relação aos desafios da vida, à saúde sexual e reprodutiva e à prevenção da gravidez precoce, favorecendo a escolha de atitudes e comportamentos mais saudáveis.

PROGRAMA BEM TE VER – SAÚDE OCULAR

Acuidade Visual – Teste de Snellen
Objetiva contribuir para a identificação e cuidado precoce de escolares, prioritariamente em fase de alfabetização, com dificuldades e problemas visuais que podem interferir em seu desenvolvimento.

PROGRAMA CONVERSANDO COM A REDE ESCOLAR

Objetiva trabalhar com a equipe de profissionais da Rede de Educação, em momentos necessários e oportunos, temas e conteúdos da saúde, vinculados ou não aos programas desenvolvidos, mas importantes para o cuidado e o desenvolvimento saudável dos escolares.

Dentre os temas já trabalhados destacam-se: Diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil, Primeiros Socorros, Desenvolvimento Infantil, além de conteúdos vinculados aos programas desenvolvidos junto aos escolares.

Acessos Úteis

Educa Digital

Área do Aluno

Calendário de Ensino

Câmara do FUNDEB

Conselho de Alimentação Escolar

Conselho Municipal de Educação​

Plano Municipal de Educação

Links Importantes

Site da Prefeitura de Cosmópolis

FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Ministério da Educação

FUNDEB

PME – Plano Municipal de Educação

ENEM

Conselho Tutelar

Leis / Decretos e Resoluções

PNLD 2019