Encontro de famílias na ‘Escola Rodrigo’ reúne mais de 400 participantes em caminhada especial
Equipe Escolar
Diretora: SILVANA APARECIDA BATISTA BARACAT
Vice-Diretora: MIRLENE DE FREITAS PINTON SILVA FRANCO
Secretaria: MARIA CRISTINA CIARDULLO MOREIRA
Coordenação: ALINE DE MORAES TOGNONI e TATIANA REGINA FONTES DAL BONE
Contato
Telefone: (19) 3872-1286 / 3872-4859
E-mail: emebrodrigo@gmail.com
Endereço: Rua Santa Gertrudes, 1331. Jardim Bela Vista – Cosmópolis – SP – CEP: 13150-134
Sobre a EMEB Rodrigo Octávio Langaard Menezes
Em 1921, todas as escolas do distrito cosmopolense se reuniram para funcionar como “Escolas Reunidas de Cosmópolis”, para dirigi-las foi nomeado o professor Ciro Martins Ferraz. E nesse período, tratava-se de quatro salas e mais uma rural no Núcleo Colonial Campos Salles.
A denominação “Escolas Reunidas” perdurou até 1º de junho de 1925, passando para “Grupo Escolar de Cosmópolis”, e a partir de então, o diretor escolhido para dirigi-lo foi Luiz Marcondes Guimarães.
Em 1945, o Grupo Escolar, passa a se chamar Grupo Escolar Rodrigo Octávio Langaard Menezes, em homenagem ao jurista e também professor, magistrado, contista, cronista, poeta e memorialista campineiro nascido em 11 de Outubro de 1866, e falecido em 1944, no Rio de Janeiro. Nesse tempo, a escola atendia em quatro salas na Rua DR. Campos Sales.
A partir da década de 60, o município começou a sentir necessidade de ampliar e dinamizar o seu setor educacional. Assim, na sessão ordinária da Câmara de 06 de setembro de 1962, foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto Lei 26/62, que dispunha sobre a desincorporação de classe de bens públicos para de bens patrimoniais uma área de terra a ser doada ao Estádio para a construção de um grupo escolar. O novo prédio, para abrigar o “Grupo Escolar Rodrigo Octávio Langaard Menezes”, foi construído na Administração Orlando Perucci e inaugurado em 30 de novembro de 1967. Através da Resolução n° 23 – D. O. E. – Diário Oficial do Estado, de 28 de janeiro de 1976, o grupo escolar passou a ser EEPG Escola Estadual de Primeiro Grau “Rodrigo Octávio Langaard Menezes”. , tendo essa referência até 1997. Pelo Decreto Municipal nº 2.896, de 01 de novembro de 1997, passou a ser E.M.E.F. Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigo Octávio Langaard Menezes.
Em 02 de fevereiro de 2009, pelo Decreto Municipal nº 3.939, a escola passou à ter a nova nomenclatura Escola Municipal de Ensino Básico Rodrigo Octávio Langaard Menezes, sendo até hoje essa mesma nomenclatura. Uma escola que há 93 anos é marco de referência na cidade de Cosmópolis, que atualmente, segue sua trajetória, com trabalho consciente, voltado para o futuro e sempre honrando seu passado. Por seus bancos escolares passou quase que a totalidade dos cosmopolenses. Atualmente trabalham na escola 44 professores, atendendo 612 alunos, sendo 17 alunos da Educação Especial, do Ensino Fundamental l ou Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) distribuídos em 26 salas, nos períodos da manhã e tarde. Contam com cinco professores adjuntos, três merendeiras, quatro inspetores, uma secretária e duas auxiliares.
Hoje a sua infraestrutura conta com 13 salas de aula, Biblioteca, Laboratório de Informática, Quadra, Dependências Administrativa (salas de Coordenação Pedagógicas, Coordenação Esportiva), Sala da Fanfarra, sala de Vídeo, 5 salas com TV , internet e data Show.