| 12/02/2026 | Secretaria Municipal de Educação de Cosmópolis
Ontem foi um dia de grande orgulho para Cosmópolis: aconteceu a colação de grau presencial nos polos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), celebrando a conquista de novos profissionais formados pelo ensino público, gratuito e de excelência.

No polo de Cosmópolis, 6 alunos concluíram sua graduação, sendo 5 das licenciaturas e 1 do curso de Ciência de Dados. Entre os formandos, destacamos também a presença de um aluno angolano, morador de Campinas, que escolheu o polo de Cosmópolis para realizar sua trajetória acadêmica — um exemplo de como a educação pública rompe fronteiras e transforma vidas.
A UNIVESP é a universidade pública do Estado de São Paulo voltada à oferta de cursos superiores gratuitos na modalidade a distância, com polos presenciais estruturados para apoio acadêmico, avaliações e atividades formativas. Seu modelo amplia o acesso ao ensino superior, promovendo inclusão, inovação e qualidade.
Cosmópolis se orgulha de contar com uma faculdade pública, gratuita e de excelência, que amplia oportunidades, fortalece a formação de professores e profissionais qualificados e contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do município.
A parceria do trabalho conjunto e comprometido da Prefeitura de Cosmópolis, da Secretaria Municipal de Educação e a UNIVESP é fundamental para garantir estrutura, acompanhamento e suporte aos estudantes do polo local. Esse trabalho conjunto reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação pública em todos os níveis de ensino.
Cada diploma entregue representa esforço, superação e a certeza de que investir em educação é investir no futuro da nossa cidade.
Como nos lembra Paulo Freire:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Currículo Paulista
A formação superior, especialmente nas licenciaturas, contribui diretamente para a qualificação docente e o fortalecimento das práticas pedagógicas alinhadas ao Currículo Paulista, promovendo ensino de qualidade, equidade e desenvolvimento integral dos estudantes.
ODS trabalhados
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 10 – Redução das Desigualdades
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação
Portal da Educação:
https://educacao.cosmopolis.sp.gov.br/
Instagram da Secretaria:
https://www.instagram.com/seceducacosmopolis/
Hashtags:
#EducaçãoDeQualidade #UNIVESP #EnsinoSuperiorPúblico #Cosmópolis #FormaçãoDocente #OrgulhoDeSerCosmópolis #ParceriaQueTransforma
Rua Ramos de Azevedo, 345 – Centro – Cosmópolis – SP | CEP: 13150-025 | (19) 3812-2425 / 3812-1971 / 3812-8052
Copyright © 2023 | Termos de uso e política de privacidade