Notícias | Equipe Escolar | Contato | Sobre a Escola

| 08/02/22 | O Projeto Villa-Musical está com vagas abertas para a Orquestra Sinfônica de Cosmópolis. Com ...Leia Mais
| 07/02/22 | O Projeto Villa-Musical da Secretaria de Educação está com vagas abertas para o Coral ...Leia Mais
|15/12/21| 🎶 Na noite de segunda-feirra (13) o Projeto Villa Musical realizou um flash mob no supermercado ...Leia Mais
|10/12/21| Hoje os alunos das fanfarras das EMEBs Dr. Luiz Nicolau Nolandi, Odila Amaral Botcher e Rodrigo ...Leia Mais
|10/12/21| Nos dias 3, 4, 6, 7 e 8 de dezembro os alunos do Projeto Villa-Musical puderam ...Leia Mais
|08/12/21| Nos próximos dias 13, 14 e 15 de dezembro teremos as inscrições do Projeto Villa-Musical. As ...Leia Mais
|07/12/21| A Banda Escola do Projeto Villa-Musical teve a alegria de participar da promoção de Natal realizada ...Leia Mais

Equipe Escolar

Coordenador: Prof. Rafael Beling
Educadores Musicais:
Prof. Afrânio Tadeu Carvalho Almeida
Profª. Célia Carolina Sokacheski
Prof. Daniel Roberto Sokacheski
Prof. Cadu Moreira
Profª. Keila Mariane Silva Rampazzo
Profª. Isabella Nogueira
Prof. Mario Testoni Junior
Prof. Paulo Jeovani dos Santos Junior
Prof. Reginaldo dos Santos

Contato

Telefone: (19) 3812-1971
WhatsApp: (19) 97817-4595
E-mail: musica.cosmopolis@gmail.com
Instagram: @projetovillamusical
Facebook: Projeto Villa-Musical

Sobre a Villa Musical

O Villa-Musical [1] é um projeto da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Cosmópolis que tem como principal objetivo a formação humana através do ensino de música. Com oficinas de diversos Instrumentos Musicais, Musicalização infantil, Canto Coral, entre outras, o projeto oferece aulas gratuitas de música e atende centenas de alunos de diferentes regiões da cidade.

Com a promulgação da Lei de n° 11.769 de 2008 – que passou a incluir obrigatoriamente os conteúdos musicais na disciplina de Arte das escolas – a Secretaria de Educação de Cosmópolis rapidamente se organizou para se adequar à Lei. Foi criado, então, no ano de 2009, o Projeto Villa-Musical. Sua principal tarefa na época foi a inclusão de aulas de musicalização infantil com professores especialistas em Educação Musical nas escolas regulares de 1° ao 5° de toda a Rede Municipal. Foram milhares de alunos atendidos semanalmente, o que fez de Cosmópolis uma pioneira no ensino de música, sendo a primeira cidade da região a levar aulas de musicalização infantil de forma sistematizada para a educação básica.

Em 2017 o projeto Villa-Musical dá mais um importante passo em seu desenvolvimento, assumindo uma feição, agora, com ênfase em outra modalidade de ensino. Como as escolas passaram a ter as aulas de musicalização como parte da grade curricular com professores efetivos, o Villa-Musical dedicou-se, então, ao ensino específico de instrumentos musicais. As aulas passaram a acontecer em período noturno, na EMEB Educador Paulo Freire, atendendo não apenas crianças, mas também jovens, adultos e idosos que tinham o sonho de estudar música.

Em 2021, avançando ainda mais na direção de democratizar o ensino de música na nossa cidade, o “Villa” – como carinhosamente costumamos chamar –, iniciou uma série de novas proposta tendo como destaque principal da criação de grupos musicais como, por exemplo, a Orquestra do Projeto Villa-Musical e o Coral Municipal de Cosmópolis. O projeto também se organiza para levar aulas de musicalização para a Educação Infantil, promovendo a formação humana através da arte para milhares de crianças cosmopolenses a partir dos 3 anos de idade. Estão sendo feitas, ainda, parcerias com a Educação Especial, no objetivo de enriquecer ainda mais as atividades com os alunos atendidos por instituições como Caps Infantil e Cerc, incluindo atividades musicais direcionadas no trabalho com crianças especiais

Ao todo, são oferecidas aulas de Acordeão, Bateria, Clarinete, Flauta Doce, Flauta Transversal, Musicalização Infantil, Piano, Saxofone, Técnica Vocal, Trombone, Trompete, Tubos Sonoros, Viola Caipira, Violão e Violino. Além de outros grupos musicais como a Banda Sinfônica Experimental e a Orquestra de Viola Caipira, quartetos, entre outros. Tudo isso sendo oferecido de forma gratuita e de qualidade para centenas de alunos.

A arte e, em especial, a música não é um simples adereço que pode simplesmente ajudar em alguns aspectos da vida das pessoas. Ela é, pelo contrário, um elemento de primeira grandeza na formação dos indivíduos e, por assim dizer, uma condição indispensável ao pleno desenvolvimento humano. Ao longo de seus 12 anos, com milhares de cidadão atendidos e com centenas de apresentações musicais em diferentes partes da cidade, o projeto Villa-Musical, sem dúvida, pode ser considerado como um importante patrimônio educacional e cultural da cidade de Cosmópolis.

Prof. Rafael Beling – Coordenador de Música da Secretaria Municipal de Educação


[1] O nome Villa-Musical foi escolhido como uma forma de homenagear o importante compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Por esse motivo se adota a palavra “Villa” com L duplo, bem como o uso do hífen que vincula as duas palavras.