O encantamento das crianças marcam o dia da infância na EMEB Neusa Lapolla

| 23/03/2022 | Em 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Infância, data criada pelo UNICEF para promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças no mundo. A data também é um convite para que a sociedade como um todo compreenda a importância desse período de vida e para que as pessoas lutem pelos direitos das crianças. A infância é o chão que pisamos durante a vida toda e, por isso, deve ser tratada com muita atenção e afetividade.

É um tempo, sem dúvida, de celebrar as belezas e a magia de uma etapa que marca a vida humana durante toda sua existência. O estrear no mundo de uma criança precisa ser repleto de atenção, amor, cuidado, interações e brincadeira. Infância como momento privilegiado de investigações, amabilidade, brincadeira, diversão, ampliação, explorações, experiências, testes, hipóteses, fazer junto, descobrir, cuidado, aconchego, acolhimento, faz de conta, aventura e encontro. Mais do que isso, porém, é um tempo de recordar e lutar pelas crianças em situação de vulnerabilidade, que não possuem o mínimo para se desenvolver plenamente. Em todo o mundo, elas são milhões – inclusive, no Brasil.

Aqui, na EMEB Neusa Lapolla, a brincadeira faz parte do cotidiano. As crianças são respeitadas em suas individualidades e seu brincar consigo mesmo e com seus pares e adultos é direito inegociável. Honramos as crianças, suas descobertas, brincadeiras e o privilégio de interagir e acolhê-las todos os dias! Como dizia Loriz Malaguzzi, pedagogo italiano, “nada sem alegria” na escola da infância.