EMEB Professora Helena Curiacos Nallin adota casal como catador oficial de reciclados

Inspirados pela Semana da Água, escola e famílias dos alunos fazem a separação do material em casa e têm retirada agendada pelo casal.

A 27ª Semana da Água em Cosmópolis, iniciada em março com culminância este ano de 23 a 27 de agosto , está rendendo bons frutos para a cidade. Neste ano, reforçando o Projeto Gota D’Água, a EMEB Professora Helena Curiacos Nallin, no Jardim Santa Rosa, deu início a um projeto próprio que vem unindo alunos e seus familiares em prol do meio ambiente.

Inspirados pelo tema da Semana da Água, “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”, a ‘EMEB Helena’ lançou o projeto “Coleta Seletiva em Casa”. Por meio dele, os alunos aprenderam sobre a separação dos materiais recicláveis, levaram informações para casa e adotaram um casal, avós de um aluno, como catadores oficiais da escola.

A iniciativa contou com a colaboração de toda a equipe escolar, que notou o aumento significativo de catadores nas ruas de Cosmópolis devido à pandemia da Covid-19. “Pensamos num projeto que associasse o cuidado com o meio ambiente e a geração de renda. A conscientização surgiu numa ação conjunta, escola e comunidade”, informa.

De acordo com a equipe pedagógica, a estruturação do projeto ocorreu por meio de uma pesquisa na plataforma Forms do Google e pelo WhatsApp, por onde perguntas feitas aos familiares dos alunos nortearam informações para o desenvolvimento da ação.

“Colocamos em prática com as famílias através da sala digital e do WhatsApp, colhendo e distribuindo informações referentes à importância da coleta seletiva para o desenvolvimento sustentável do planeta, como separar os materiais, a higienização e compostagem com resíduos orgânicos, informações sobre o descarte de lâmpadas, baterias, pilhas, entre outros, seguindo o cronograma da Secretaria de Cultura e Meio Ambiente, além das atividades pedagógicas como jogos da memória, vídeos e músicas lúdicas”.

A iniciativa foi tão bem aceita que um dos pais animou-se em criar um selo de identificação para o projeto. Cada aluno recebeu um adesivo para levar para casa e identifica-la como parceira da separação de materiais da “Coleta Seletiva em Casa” da ‘EMEB Helena’.

“Inicialmente, a ideia era de que cada casa adotasse um catador da cidade e nós começamos a separar os materiais e a registrar as atividades com fotos. Nesse momento surgiu o interesse de uma mãe informando que seus pais (avós de aluno) eram coletores. Divulgamos para as outras salas através dos grupos de WhatsApp e de comum acordo adotamos o casal”, informa a equipe escolar.

Assim como a escola, as famílias separam os materiais do dia a dia e entram em contato com os catadores por telefone. Feito o agendamento entre as partes, o casal passa e retira os recicláveis.

Gota D’Água

O Projeto Gota D’Água foi criado em 2015 e a Semana da Água foi criado em 1994. Juntos, seu objetivo é intensificar ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, envolvendo o público formal (escolas) e não-formal (comunidade). A iniciativa, colocada em prática pela Prefeitura Municipal, é do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.