NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE ESCOLAS MUNICIPAIS SE ORGANIZAM PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES DO PROJETO GOTA D´ÁGUA

Em 2019, Cosmópolis recebeu certificado de Destaque do Ano pelas atividades desenvolvidas, além de vencer o Prêmio Sua Gota Faz a Diferença, com um vídeo produzido pela EMEB Antônio Pegorari
Todas as 29 escolas da Rede Municipal de Ensino de Cosmópolis estão desenvolvendo atividades no Portal de Educação e Sala Digital e, em especial, nesta semana, as propostas são relacionadas ao cuidado, preservação do meio ambiente e uso consciente da água.
Apesar de os alunos não estarem presentes nas escolas devido a necessidade de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19 as atividades estão acontecendo em casa e com a participação das famílias. Nesta semana, estão sendo desenvolvidas atividades sobre o meio ambiente, levando a reflexão sobre como devemos atuar para cuidar melhor de tudo que nos cerca e a importância da valorização e cuidado com a natureza.
Em parceria com o Consórcio PCJ, que todo ano sugere um tema para desenvolver propostas relacionadas ao uso racional da água, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, neste ano os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nos leva a refletir sobre as metas que compõem a agenda 2030.
São abordados assuntos de grande importância para a vida em uma sociedade mais digna e sustentável com mudanças nas atitudes de conservação. As EMEB’s Prof. Florestan Fernandes, Dr. Moacir Amaral, Jenny Rossi Rogge e Tutu Baloni já desenvolveram propostas ligadas ao tema sugerido pelo Consórcio PCJ.
As propostas das escolas incluem desafios como tempo de utilização de torneiras, banho, registro através de fotos de plantio, pesquisas, uso de material alternativo para realizar atividades em casa, dicas de como separar o lixo, apagar a luz sempre que possível, fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos, uso da sacola retornável, descarte adequado do lixo, consumo de alimentos saudáveis, entre outros.
O Projeto Gota d’Água foi criado em 2015 visando aumentar a abrangência das atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, permitindo assim que os projetos desenvolvidos pelo público não formal (com atuação fora do ambiente escolar) pudessem ser reconhecidos e incentivados. O Projeto Semana da Água, criado em 1994 pelo Consórcio PCJ para o público formal, continua sendo aplicado em alguns municípios, e hoje faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Gota d’Água.
O Projeto Gota d’Água tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, envolvendo o público formal (escolas) e o não-formal (comunidade). A Rede Municipal de Cosmópolis tem participado de todas as edições da Semana da Água e Projeto Gota D’água.