PROJETO GOTA D’ÁGUA 2020

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE COSMÓPOLIS PARTICIPA DA EDIÇÃO 2020 DO PROJETO GOTA D’ÁGUA

Para este ano o tema sugerido foi o “ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na Construção do mundo que queremos”.

Todas as escolas da Rede Municipal de ensino de Cosmópolis desenvolvem atividades de Educação Ambiental que mobiliza mais de 9 mil alunos.

Cosmópolis participa das edições do Projeto Gota D’água desde a sua criação na década de 1990. Em 2019, a cidade foi vencedora do prêmio com um vídeo produzido pelos alunos da EMEB Antonio Pegorari.

O Projeto Gota D’Água é uma iniciativa do Consórcio PCJ e ARES-PCJ, mobilizando toda a Rede Municipal de Ensino, durante o ano todo, com disciplinas práticas e teóricas, que levam para as crianças e para a população cosmopolense a importância em se preservar o meio ambiente, a importância do uso consciente da água e descarte correto de resíduos sólidos, além do processo de reciclagem.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática.

Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações tiveram como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto, atendendo ao público de outras bacias hidrográficas, além das Bacias PCJ.