Conte outra vez em casa

Conte outra vez em casa

  Um dos maiores desafios é despertar o gosto e o prazer pela leitura. Além disso, existe uma necessidade de atender exigências e padrões de escrita, para o desenvolvimento sociocultural. Neste contexto, o hábito de leitura torna-se elemento indispensável para a estruturação do pensamento autônomo e crítico na construção do cidadão.
Dessa forma, através do Projeto Conte outra vez, #emcasa é possível:
  • Ampliar o vocabulário;
  • Identificar elementos que compõem a história;
  • Estimular a produção de discurso oral e escrito;
  • Apresentar aos alunos as diferentes formas de linguagens, enriquecendo a rotina escolar;
  • Enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global;
  • Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
  • Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais.
Abaixo, algumas dicas para adquirir o hábito da leitura nesta  quarentena:
  • Escolha algo que goste de ler, por exemplo, pequenos contos, tirinhas, gibis, etc.
  • Reserve um horário do dia para atividade de leitura, seja disciplinado!
  • Reserve também, um espaço em casa;
  • Ouça música, se preferir, durante a leitura. Ouvir música clássica, por exemplo, aumenta seu desempenho na atividade;
  • Se possível, tenha um dicionário próximo a você. Aprenda o significado de palavras novas!
  • Tenha sempre atenção às pontuações do texto. Ler em voz alta ajuda na fluência e na dicção das palavras;
  • Conte para alguém sobre o que está lendo, assim você memorizará melhor o que leu;
  • Tenha paciência. O hábito da leitura não vem de um dia para o outro, é preciso persistência!

    Conheça os estágios da criança leitora!

Faixa etária

Textos

Ilustrações

Materiais

De 10 meses

a 2 anos

As histórias devem ser rápidas e curtas.

Uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e visualmente atrativas.

Livros de pano, madeira e plástico. É recomendado o uso de fantoches e livro-fantoche.

De 2 a 3 anos

História rápida com pouco texto e enredo simples, mas vivo, e poucos personagens. O tema deve se aproximar ao máximo da rotina da criança.

Gravuras grandes e com poucos detalhes.

Além dos citados para a faixa etária anterior, com destaque para os fantoches, a música também exerce grande fascínio na criança, por isso livros sonoros são muito atrativos nesta fase. O livro-vocabulário também é uma boa opção, já que contribui diretamente para o desenvolvimento do léxico e para a formação de algumas noções, como orientação espacial, tamanho e orientação temporal.

3 a 6 anos

Os livros adequados a esta fase devem propor vivências radicadas no cotidiano familiar da criança por meio dos textos curtos.

Predomínio de imagens.

Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma fantasia.

Educação Infantil

JULIANA PRA LÁ DE BACANA

BICHO CARPINTEIRO

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Clique nos links e selecione a leitura desejada

ERA UMA VEZ O GATO XADREZ

ZIRALDO O MENINO MALUQUINHO

NOSSO FINAL FELIZ

229 MAGALI 

057 TURMA DA MONICA SAIBA MAIS STEVE JOBS

Ensino Fundamental Anos Finais

6º ano EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA

7º ano 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS

8º ano ARITMÉTICA DA EMÍLIA

9º ano SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR

9º ano ROBINSON CRUSOÉ

CLIQUE AQUI para outras sugestões de leitura.