CORONAVÍRUS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM DIRETORES DE CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS

CORONAVÍRUS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM DIRETORES DE CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS

A Secretaria de Educação de Cosmópolis se reuniu na manhã desta segunda-feira, 16, com diretores e supervisores de creches e escolas do município para tratar das estratégias adotadas pelo executivo municipal e demais secretarias do município para a prevenção e enfrentamento ao vírus Covid-19.

A ideia da reunião foi tirar dúvidas dos diretores sobre as medidas que estão sendo adotadas, a partir da Comissão e do Decreto assinado. Vera Borelli, esclareceu que essa semana, 16 a 20, as escolas estarão abertas. Um informativo sobre a prevenção ao Covid-19 será distribuído aos alunos, pais e professores reforçando os cuidados a serem observados. Nenhum conteúdo novo será aplicado nessa semana e as faltas dos alunos e alunas serão abonadas.
Vera Borelli, informou também que as aulas do Projeto Villa Musical serão suspensas e que todo tipo de aglomeração que possa favorecer uma contaminação será evitada.

“A Comissão criada pelo decreto do prefeito vai se reunir constantemente e deliberar sobre o andamento das coisas e sobre as dúvidas que surgirem ao longo do processo. Com relação à Educação, os professores estarão nas escolas apesar da suspensão das aulas”, disse a secretária Vera Borelli.

Decreto 5.423/2020

Na semana passada, a primeira medida do executivo municipal foi suspender as atividades do clube da terceira idade. Neste fim de semana, o prefeito municipal assinou um decreto criando a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), visando estabelecer e promover ações de prevenção à transmissão do vírus, composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades municipais:

I – Gabinete do Prefeito;
II – Representante do Poder Legislativo;
III – Representante da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
IV – Representante da Entidade Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis;
V – Secretaria Municipal de Saúde Comunitária:
VI – Secretaria Municipal de Educação;
VII – Secretaria Municipal de Administração;
VIII – Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos;
IX – Secretaria Municipal de Finanças;
X – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito;

O decreto prevê ainda que as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde Comunitária, criem núcleos internos com a finalidade de traçar estratégias especificas para as ações de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), submetendo as suas conclusões e proposições à Comissão de Prevenção e Enfrentamento.

As principais medidas do decreto e que valem imediatamente são, a suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do Prefeito, Secretários Municipais e servidores municipais a serviço do Município; todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem turística para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS; suspensão das atividades do Clube da Terceira Idade de Cosmópolis; suspensão dos eventos culturais da Secretaria Municipal de Cultura; suspensão das atividades e eventos esportivos de responsabilidade da Secretaria de Esportes e Lazer; os eventos, sessões, reuniões e encontros públicos municipais inadiáveis em prédios e auditórios públicos fechados deverão ser realizados sem a presença de público externo; os eventos, sessões, reuniões e encontros públicos municipais em locais abertos ficam suspensos; todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, terão as atividades gradualmente suspensas a partir de 16 de março, até a suspensão completa no dia 23 de março (segunda-feira).

Com relação ao setor privado, o decreto recomenda que os eventos, sessões, reuniões e encontros em locais abertos e fechados sejam suspensos. Outras medidas serão anunciadas a partir das deliberação da Comissão criada que deve se reunir já nesta segunda-feira.