EMEB ANTÔNIO PEGORARI ORGANIZA 2ª VIRADA CULTURAL

EMEB ANTÔNIO PEGORARI ORGANIZA 2ª VIRADA CULTURAL

Toda a comunidade escolar da região do Nova Campinas pôde passar uma manhã inteira apreciando canções e uma mostra de trabalhos “explicadas” em cada sala de aula pelos próprios alunos com a ajuda dos professores e professoras da EMEB Antônio Pegorari.

“Desde a fase I da Educação Infantil até o 5º ano do ensino fundamental todas as salas de aula seguem o planejamento de projeto escolhido no início do ano pelo professor, alunos e equipe gestora da escola. No final do ano as famílias são convidadas para a mostra que reúne todos esses trabalhos, incluindo as músicas que aprendem a cantar ao longo do ano”, disse Valquíria Rodrigues Rocha, diretora da unidade.

Ainda segundo Valquíria Rocha, a primeira edição surgiu com a ideia de fazer uma festa da família na escola, uma atividade de encerramento do ano letivo e uma forma de apresentar a todos, os trabalhos desenvolvidos na escola.

“Foram diversos temas trabalhados neste ano. Para se ter uma ideia, “Viva a diferença” foi o tema escolhido pela turma do 1º ano. “Vivendo Vinícius de Moraes”, “Contando um conto e cantando um tanto”, “Jogos de raciocínio” e “Viajando na leitura” foram os temas trabalhados nas turmas seguintes, do 2º ao 5º, respectivamente. As turmas da Educação Infantil fase 1 e fase 2 trabalharam os temas “Resgatando o brincar” e “Eu, o Brasil e nossa história”, explicou a coordenadora pedagógica, Regiane Kuhl.

Um outro tema trabalhado com as turmas do 1º ao 5º ano foi o Projeto Jovens Empreendedores, organizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A ideia do projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.