COSMÓPOLIS É DESTAQUE DO ANO REFERENTE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO GOTA D’ÁGUA

COSMÓPOLIS É DESTAQUE DO ANO REFERENTE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO GOTA D’ÁGUA

O vídeo vencedor “Uma Gota de Esperança” foi produzido pelos alunos da EMEB Antonio Pegorari

Há mais de 20 anos, as EMEBs de Cosmópolis participam do Projeto Gota d’Água, uma iniciativa do Consórcio PCJ e ARES-PCJ, mobilizando toda a Rede Municipal de Ensino, durante o ano todo, com disciplinas práticas e teóricas, que levam para as crianças e para a população cosmopolense a importância em se preservar o meio ambiente, a importância do uso consciente da água e descarte correto de resíduos sólidos, além do processo de reciclagem.

O anúncio foi feito durante Seminário realizado em Americana (SP), na última quarta-feira (06)que avaliou os melhores projetos de Educação e Sensibilização Ambiental realizados por mais de 70 municípios participantes do Projeto Gota d’Água.

Neste ano, o Projeto Gota d’Água contou com a parceria inédita da ARES-PCJ que possibilitou maior abrangência do projeto com a participação de quatro bacias hidrográficas: PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê, em municípios consorciados à agência.

Após assistir aos vídeos dos finalistas, a Banca Examinadora se reuniu e elegeu a iniciativa “Uma Gota de Esperança” – da EMEB Antônio Pegorari de Cosmópolis como a grande vencedora do Prêmio “Sua Gota Faz A Diferença”. Além do troféu, a escola recebeu uma Câmera GoPro Hero 7 Black. O vídeo escolhido abordou a importância de se realizar o descarte adequado de resíduos e o papel fundamental das crianças enquanto agentes multiplicadores na preservação da água e do meio ambiente.

A Professora e Coordenadora da EMEB Antônio Pegorari, Regiane Kühl, explicou que participar do Projeto Gota d’Água ao longo de 2019 foi essencial para o desenvolvimento educacional das crianças. “É uma alegria imensa receber o prêmio. Ficamos muito felizes em trabalhar a educação ambiental em nossa escola. Cada criança representa uma gota de esperança e esperamos poder continuar promovendo o programa no município”, ressaltou ela.

Tema do Projeto para o ano de 2020

A gerente técnica do Consórcio PCJ também anunciou durante o evento qual será o tema do Projeto Gota d’Água no próximo ano, que abordará sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODS, como comumente são chamados, tem como metas acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, tendo como horizonte até 2030.

A Abertura do Gota d’Água está pré-agendada para o dia cinco de março de 2020, em local ainda a definir. Qualquer alteração de data também será comunicada pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações tiveram como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto, atendendo ao público de outras bacias hidrográficas, além das Bacias PCJ.