Tem vó na escola!

E.M.E.B. JENNY RECEBE AVÓS EM COMEMORAÇÃO AO PROJETO DO IDOSO

Durante o mês de agosto, a E.M.E.B. Dona Jenny Rossi Rogge recebeu a visita de avós das turmas do Maternal II, Fase I e Fase II na escola. As visitas fizeram parte do Projeto do Idoso, com a pretensão de intensificar os vínculos afetivos entre familiares, dando ênfase a figura dos avós dentro da família, assim como, resgatar um pouco da história do passado deles ao resgatar algumas brincadeiras/brinquedos de seu tempo.

Antes desse momento, as professoras trabalharam o tema “Idoso” em sala de aula, afinal elas sabem da importância dos avós na vida dos netos. Ao mesmo tempo, a escola propõe um projeto que coloca em evidência à participação dos avós no desenvolvimento e educação dos filhos/netos e salienta que seus ensinamentos são importantes dentro do lar e fora dele. Também foram realizadas trabalhos em sala, músicas e a preparação de lembranças para o momento das visitas.

Na roda da conversa, que faz parte da rotina escolar, foram usados livros como “A bisa fala cada coisa”, “Vovó viaja e não sai de casa?”, “Vovô não toma jeito”, “Meu vovô”, “Um avô, sim”, “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, “A velhota cambalhota” e “Chá das Dez”, que além de esclarecer o tema e auxiliou a compreensão das crianças quanto ao respeito a essa figura, com mais idade e tão importante na família.

As avós foram recebidas, em algumas salas, com cantigas entoadas pelas crianças e, em outras, com brincadeiras. Elas contaram histórias para os alunos, conversaram, responderam suas curiosidades e algumas até tomaram chá com bolo e bolachas, preparados, gentilmente, pelas professoras da sala e pelas cozinheiras. Foi um momento especial!

O dia dos Avós é comemorado em 26 de Julho e do Idoso em 1º de Outubro, no entanto, a valorização dos idosos e de suas contribuições na família e na sociedade deve ocorrer o ano todo e fazer parte do dia a dia escolar, abordado nos mais diferentes momentos e oportunidades de reflexão.

A Equipe Jenny agradece a visita e a disponibilidade das avós em participar desse momento com as crianças.

Avó Raissa.
Avó Pamela.