Atendimento Educacional Especializado-A.E.E.-

APOIO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES DO A.E.E. FUNDAMENTAL

Desde o início do ano letivo de 2018, os professores municipais de 1º ao 9º ano, do Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.) Fundamental, Segmento da Educação Especial, realizam o apoio pedagógico, uma vez ao mês na E.M.E.B. Milton Frungilo.

Em 2008, o A.E.E. foi estabelecido pela Política Nacional de Educação Especial,  na perspectiva da Educação Inclusiva. Ele atende alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no turno inverso da escolarização.O apoio pedagógico é um momento de formação continuada onde os professores do A.E.E. Fundamental:

• Estudam a legislação referente ao Segmento da Educação Especial,
  • Executam análise e reflexão quanto ao conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante os atendimentos ( atividades lúdicas e concretas ante a necessidade dos alunos inseridos aos atendimentos);
  • Realizam a elaboração e confecção de jogos pedagógicos;
  • Estudam recursos de acessibilidade;
  • Elaboram recursos pedagógicos e estratégias diferenciadas que eliminam as barreiras para os alunos, público alvo deste segmento.

Dessa forma, o A.E.E. é uma ferramenta imprescindível para o êxito do processo de inclusão. Ele existe para que os alunos possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência e aprendam o que é diferente nos conteúdos curriculares do ensino comum.