A arte de ensinar

Conferência: A excelência na arte de ensinar: motivação e compromisso

No dia 27 de julho os professores de Cosmópolis tiveram a oportunidade de prestigiar o Prof. Dr. Arquilau Moreira Romão, com a Conferência, “A excelência na arte de ensinar: motivação e compromisso”.

Uma reflexão sobre a incompletude do ser humano, daí a necessidade de aprender sempre, há seres com mais facilidade de aprender e outros de ensinar, o importante é buscar sempre caminhos para o nosso aprimoramento, autonomia e emancipação.
Ninguém se liberta sozinho, já dizia Paulo Freire e Martim Buber daí a necessidade e importância do “ Conheça a ti mesmo” transcender o individualismo utilitário da sociedade Neoliberal do Capitalismo Globalizado e ancorar nossas utopias e práticas pedagógicas no fazer coletivo, compromissado com uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Onde a escola seja um ambiente de pesquisa e conhecimento, a serviço da humanização das crianças.

Um breve currículo do Prof. Dr. Arquilau Moreira Romão:

• Pós-Doutorado – Unicamp;
  • Doutor em Educação- Unicamp;
  • Mestre em Educação – Unicamp;
  • Bacharel em Direito – Universidade de Ribeirão Preto;
  • Bacharel em Filosofia. – Faculdade Salesiana;
  • Licenciatura Plena em História – Unimauá;
  • Professor do Ensino Médio: Filosofia – Historia – Humanidades;
  • Professor Universitário: Sociologia;
  • Graduação: Filosofia – História – Direito;
  • Diretor da Consultoria Pedagógica Tantas Palavras.

Além disso, é autor dos livros:

• O jardineiro do pensamento: semear idéias e colher reflexões – Editora Alphabeto;
  • Livro de Auto – Ajuda para Educação: O consumo de um produto semicultural – Editora Alphabeto;
  • Do Pergaminho à Tela do Computador: A trajetória do Livro – Editora Alphabeto;
  • Leitura, História e Educação: um diálogo possível – Editora Alphabeto.